Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump admite reduzir tarifas 'nas circunstâncias certas' e pode...

Trump admite reduzir tarifas ‘nas circunstâncias certas’ e pode se reunir com Lula na Malásia

Reunião acontece neste domingo (26), à margem da cúpula da Asean, em meio à crise diplomática causada por sobretaxas a produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode avaliar a redução das tarifas impostas ao Brasil, “sob as circunstâncias certas”. O tema deve ser discutido durante o encontro com o presidente Lula, marcado para domingo (26), na Malásia, durante a cúpula da Asean.

A reunião será o primeiro compromisso oficial entre os dois desde o início da crise gerada pela sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A medida foi justificada por Trump com argumentos econômicos e políticos, mas não encontra respaldo nos dados oficiais sobre o comércio entre os países.

O governo brasileiro espera que o diálogo sirva para reorganizar a relação bilateral. Lula também deve pedir a suspensão das sanções contra autoridades brasileiras e discutir o impacto das políticas de Washington sobre outros países da América do Sul.

O contato recente entre os dois líderes inclui um encontro rápido na ONU e uma ligação telefônica no início do mês, o que reabriu canais diplomáticos entre Brasília e Washington.

Notícias que importam para você

Trump quer conversar sobre comércio e outras questões com Lula, diz secretário de Estado dos EUA

Lula disse que está disposto a discutir uma ampla gama de tópicos com Trump, se houver uma reunião, incluindo tarifas e as tensões com a Venezuela

Após roubo no Louvre, museu dedicado a Diderot é alvo de criminosos na França

Mais de 2 mil moedas de ouro e prata desapareceram do museu Maison des Lumières, em Langres, no nordeste da França, durante a noite de domingo (19/10)

Brasil assina Convenção da ONU contra crimes cibernéticos

Para a ONU, convenção é um “tratado histórico para a nova era digital