Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTufão Fung-wong atinge Filipinas, deixa 2 mortos e mais...

Tufão Fung-wong atinge Filipinas, deixa 2 mortos e mais de 1 milhão desabrigados

País ainda se recupera do Kalmaegi, que matou 224 pessoas há cinco dias

O supertufão Fung-wong deixou duas pessoas mortas e obrigou mais de 1 milhão de moradores a deixarem suas casas nas Filipinas neste domingo (09/11). A tempestade avançou pelas regiões central e leste do país com ventos fortes, alagamentos e ondas que invadiram ruas inteiras, segundo a Defesa Civil.

País segue sob impacto de tempestades seguidas

O Fung-wong é a 21ª tempestade do ano a atingir a região e chega apenas cinco dias depois da devastação causada pelo tufão Kalmaegi, que matou 224 pessoas. O acúmulo de desastres pressiona ainda mais a capacidade de resposta das autoridades locais.

A previsão do serviço meteorológico aponta que o tufão seguirá rumo ao noroeste na segunda (10) e depois para o norte na terça (11), mantendo força. Na quarta (12), deve se aproximar de Taiwan, já enfraquecido.

Leia mais: Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Ventos, enchentes e casas amarradas com cordas

Na manhã de domingo, a ilha de Catanduanes já enfrentava ventos intensos, chuvas torrenciais e ondas que chegavam a tremer o chão, segundo relatos de moradores. Quase 1,2 milhão de pessoas deixaram suas casas em ações preventivas.

Para tentar evitar perdas maiores, moradores amarraram telhados e casas com cordas grossas — prática tradicional usada para resistir aos ventos mais violentos. Mesmo assim, enchentes e destroços se espalharam por várias áreas.

Em Catbalogan, equipes de resgate localizaram o corpo de uma mulher de 64 anos que tentava fugir da região quando foi atingida por escombros e árvores caídas.

Com informações da AFP

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo