A mistura entre vinagre e folhas de louro está ganhando cada vez mais destaque no mundo dos truques domésticos, pois além das aplicações culinárias, o louro é conhecido por suas propriedades purificantes, aromáticas e simbólicas. Quando misturado ao vinagre, as folhas se transformam em um aliado poderoso para a limpeza, o bem-estar e, de acordo com crenças, para atrair boas energias.
Receita
- Escolha um frasco de vidro limpo e seco com tampa bem ajustada.
- Adicione folhas de louro frescas ou secas, inteiras ou levemente amassadas.
- Cubra completamente as folhas com vinagre branco.
- Feche o pote e deixe descansar por 7 dias, em local fresco e escuro.
- Agite ocasionalmente para que os óleos naturais do louro se misturem bem.
- Após o período de infusão, coe e armazene o líquido para uso doméstico.

Qual a função da mistura?
De acordo com o Tudo Gostoso, a combinação serve como repelente natural de insetos, afastando moscas, formigas e outras pragas sem o uso de produtos químicos. O aroma herbal do louro também atua como purificador de ar, deixando o ambiente mais fresco e agradável.
Segundo o Feng Shui, antiga prática chinesa que busca harmonizar os ambientes para promover bem-estar, saúde e prosperidade, essa mistura tem um papel simbólico. Acredita-se que o louro e o vinagre ajudam a atrair prosperidade e também afastar energias negativas, promovendo equilíbrio no lar.
Como usar
Se quiser deixar na cozinha, a mistura de vinagre e louro deve ficar em pote no canto da bancada. Ali, servirá para manter o aroma do ambiente e a repelir insetos naturalmente.
Caso opte por usar como limpador natura, é preciso misturar 1 parte do vinagre aromatizado com 3 partes de água. Use essa solução para limpar superfícies de vidro, cerâmica ou madeira não tratada.
Se quiser utilizar como purificador de ar, basta colocar algumas gotas da mistura em um borrifador com água e espalhar pelo ambiente para perfumar a casa com um aroma herbal e suave.
Cuidados ao usar
- Evite aplicar em mármores, pedras naturais e móveis encerados, uma vez que o vinagre pode manchar.
- O contato direto com a pele pode causar irritações — use luvas durante o manuseio.
- O odor pode ficar forte em locais fechados; prefira aplicar em ambientes ventilados.
- A mistura não substitui produtos de limpeza profissionais, devendo ser usada de forma complementar.