back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasSaldo do FGTS: veja como fazer a consulta pelo...

Saldo do FGTS: veja como fazer a consulta pelo celular

Os trabalhadores beneficiados conseguem verificar os extratos de contas ativas e inativas pelo aplicativo oficial FGTS

O saldo e o extrato das contas de trabalhadores com direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), segundo o governo federal, podem ser consultados de forma gratuita pelo aplicativo oficial FGTS, disponível para celulares com sistema iOS e Android.

Atualmente, o principal canal de verificação do benefício é o aplicativo FGTS, onde os trabalhadores têm acesso aos valores depositados pelo empregador, aos rendimentos e ao saldo total a qualquer momento que desejar.

A plataforma realiza a centralização de informações e simplifica o acompanhamento dos recursos do fundo. No aplicativo, é possível visualizar tanto os depósitos do emprego atual quanto os valores retidos em contas de trabalhos anteriores.

Como consultar o saldo do FGTS pelo app no celular

Passo a passo para acessar as informações do Fundo de Garantia:

  1. Baixe o Aplicativo FGTS, disponível nas lojas oficiais de smartphones (App Store e Google Play). Segundo o governo federal, o acesso à plataforma é feito de maneira segura.
  2. Durante o primeiro uso, será solicitado que o trabalhador informe seu número de CPF, nome completo, data de nascimento e um e-mail válido.
  3. Na sequência, é preciso criar uma senha numérica de seis dígitos.
  4. Após a confirmação, que é enviada para o e-mail cadastrado, o acesso é liberado. Uma alternativa para o login é utilizar a conta Gov.br, caso o usuário já possua.
  5. Já com acesso completo ao aplicativo para consultar aos valores é intuitiva, basta acessar “Meu FGTS”, onde se pode visualizar o extrato detalhado de cada uma das contas vinculadas ao CPF do trabalhador, permitindo uma análise completa dos depósitos mensais e dos rendimentos.

Contas ativas e inativas

O aplicativo permite que o beneficiário consulte o saldo de todas as contas do FGTS, sejam elas ativas ou inativas. A conta ativa refere-se ao vínculo de emprego atual, já as contas inativas correspondem a empregos anteriores dos quais o trabalhador não sacou o saldo no momento da rescisão.

Sendo assim, a plataforma permite um controle unificado de todo o patrimônio do trabalhador no fundo, facilitando o planejamento para saques em situações permitidas por lei, como a compra de um imóvel, aposentadoria ou em caso de doenças graves.

Funcionalidades do aplicativo

Além de realizar as consultas de saldo e extrato, o Aplicativo FGTS, ainda, oferece uma série de serviços que dão autonomia ao trabalhador.

  • Solicitar saques digitais, sem precisar ir a uma agência;
  • Indicar uma conta bancária de qualquer instituição para receber os valores;
  • Aderir à modalidade do Saque-Aniversário;
  • Atualizar dados cadastrais de forma simples e rápida;
  • Acompanhar depósitos;
  • Oferece serviço de notificações via SMS e e-mail. O trabalhador, ao se cadastrar, passa a receber informações mensais sobre os depósitos realizados pelo empregador em sua conta do FGTS.

Notícias que importam para você

CNH mais barata: governo propõe reduzir até 80% do custo da habilitação

Conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua sendo um desafio financeiro para milhões de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Um...

INSS 2025: veja calendário de outubro com as datas de pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o cronograma oficial de pagamentos referente a outubro de 2025. Como de costume, as liberações seguem...