Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaCongresso aprova projeto que torna permanente a nova isenção...

Congresso aprova projeto que torna permanente a nova isenção do Imposto de Renda

A principal alteração prevê isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês a partir de janeiro de 2026

O Congresso Nacional aprovou o PLN 1/2025, que autoriza a aplicação por tempo indeterminado das mudanças no Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) propostas pelo governo. A principal alteração prevê isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês a partir de janeiro de 2026. O texto segue para sanção presidencial.

A proposta altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, dispensando regras que limitavam benefícios tributários a cinco anos e exigiam metas e órgãos fiscalizadores. O texto também inclui na exceção os incentivos da Lei do Esporte.

Durante a tramitação, a Comissão Mista de Orçamento ajustou o projeto para adequá-lo à Lei Complementar 215/2025, que permite revalidar restos a pagar cancelados em 2024 e prorroga convênios até setembro de 2026.

Outra mudança autoriza o envio de créditos adicionais ao Orçamento de 2025 até 29 de novembro e mantém a regra que usa o limite inferior da meta fiscal para bloqueios de gastos. O partido Novo tentou derrubar o dispositivo, mas foi vencido em plenário.

O projeto ainda garante a execução de emendas parlamentares de congressistas que perderam o mandato por decisão judicial.

Notícias que importam para você

Governo Federal anuncia o envio de 20 peritos para reforçar investigações no Rio

Os peritos vão trabalhar em análise dos locais de crimes, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames de balística, necrópsia e identificação de corpos

Deputados pedem investigação federal sobre megaoperação no Rio

O documento também demanda que a PGR determine a preservação de todos os vestígios periciais e registros audiovisuais

Câmara aprova MP que reformula regras do setor elétrico e amplia tarifa social de energia

Uma das principais novidades é a ampliação da Tarifa Social, que deve garantir isenção total da conta de luz para cerca de 4,5 milhões de famílias de baixa renda