Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEm telefonema, Vieira e Rubio acertam reunião em Washington...

Em telefonema, Vieira e Rubio acertam reunião em Washington para tratar de tarifas

Em nota, o Itamaraty informou que a data do encontro ainda será definida e classificou o diálogo como "muito positivo"

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, conversaram na manhã desta quinta-feira (09), por telefone, e acertaram uma visita do chanceler brasileiro a Washington para retomar as negociações sobre as tarifas comerciais impostas pelos EUA ao Brasil, informou o governo brasileiro.

Em nota, o Itamaraty informou que a data do encontro ainda será definida e classificou o diálogo como “muito positivo”.

De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, a intenção é que a ida de Vieira a Washington aconteça ainda este mês, a depender da agenda do chanceler e do secretário.

Ambos já se encontraram este ano. No final de julho, depois de uma visita a Nova York, Vieira parou em Washington para uma conversa com o secretário de Estado dos EUA, ainda no auge da crise entre os dois países, quando os EUA já haviam anunciado as tarifas de 50% contra o Brasil.

O telefonema desta quinta-feira aconteceu na sequência da conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano, Donald Trump, na segunda-feira. Na conversa, os dois mandatários acertaram a retomada das negociações entre Brasil e EUA, e Trump designou Rubio para ser o contato com o governo brasileiro.

Rubio, até o momento, havia sido o mais vocal dos assessores de Trump nas críticas ao Brasil devido à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal pela tentativa de golpe de Estado. No entanto, desde a rápida conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia-Geral da ONU, em que o presidente norte-americano afirmou que havia surgido “uma química” entre eles, os ataques de Rubio e seus assessores ao Brasil cessaram.

Na conversa entre os dois presidentes, ficou acertado ainda que ambos devem se encontrar pessoalmente, com a possibilidade de uma reunião bilateral durante a cúpula da Asean, no final do mês, na Malásia, ou uma visita aos EUA, que Lula se prontificou a fazer.

Reuters

Notícias que importam para você

Tarcísio de Freitas visita gabinete de crise da Defesa Civil para monitorar alerta meteorológico em SP

Governador garantiu que há esforços para antecipar “qualquer situação de risco”; ventos no estado podem ultrapassar os 100 km/h neste fim de semana

Pablo Marçal tem condenação revertida, mas ainda enfrenta outros processos no TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reverteu nesta quinta-feira (06/11) a condenação à inelegibilidade do influenciador e...

Trama Golpista: entenda os próximos passos do processo contra Jair Bolsonaro no STF

A prisão dos acusados só será decretada após o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, declarar o trânsito em julgado da ação penal. Não há prazo para a decisão