Javier Milei e seu partido obtiveram uma grande vitória nas eleições nacionais de meio de mandato neste domingo (26/10), na Argentina. Com 91% dos votos apurados, o Libertad Avanza (Liberdade Avança), partido do governo, já havia conquistado 40,84% dos votos e obteve vitórias em Buenos Aires e em províncias províncias de Córdoba e Santa Fé.
Leia Mais: Milei em prova de fogo: eleição na Argentina vira “teste de fidelidade” com Trump e com o povo
A mídia local classificou a vitória de Milei como algo surpreendente. Principalmente por ter diminuído a diferença para a oposição na província de Buenos Aires. Há mais de um mês, o atual presidente e seu partido perderam por 14 pontos. Agora, estão à frente por menos de um ponto. De acordo com analistas locais, a província sempre foi “reduto peronista”.
O jornal ‘La Nación’ classificou o resultado como “impactante” e”vitória esmagadora em todo o país”. Já o ClarClarín chamou a vitória de Milei como “surpreendente”.
As eleições também ficaram marcadas por uma grande abstenção da população. Mesmo com voto sendo obrigatório, apenas 66% do eleitorado votou.
