Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaPL Antifacção: Derrite acata sugestões do governo, e Motta...

PL Antifacção: Derrite acata sugestões do governo, e Motta adia votação na Câmara

Entre as mudanças, Derrite incluiu a definição de facção criminosa e determinou que parte dos bens apreendidos dessas organizações vá para o Fundo da Polícia Federal (Funapol)

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do Projeto de Lei Antifacção, apresentou nesta quarta-feira (12/11) uma nova versão sobre o pacote de combate ao crime organizado enviado pelo governo federal. Esta já é a quarta versão do texto. Derrite acatou algumas sugestões do Executivo na proposta.

A votação, que estava prevista para esta semana, foi adiada após pedido do próprio relator e de governadores de oposição. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), cancelou a reunião de líderes desta quinta (13/11) e marcou nova sessão com pauta exclusiva para a próxima terça-feira (18/11).

Entre as mudanças, Derrite incluiu a definição de facção criminosa e determinou que parte dos bens apreendidos dessas organizações vá para o Fundo da Polícia Federal (Funapol) — antes, os recursos seriam destinados apenas aos estados.

O parecer também manteve a criação de uma lei autônoma sobre o tema, o que preocupa o Executivo, que vê risco de sobreposição com a legislação já existente. A nova redação não cria um novo tipo penal, mas define facções como grupos ou milícias que controlam territórios com o uso da violência.

O deputado ainda inseriu o uso de drones como agravante, o que pode aumentar penas em até dois terços, e ampliou a proteção a membros do Judiciário e do Ministério Público, que passam a ser incluídos entre os alvos cuja violência gera aumento de pena.

Mais cedo, governadores como Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (GO) e Jorginho Mello (SC) pediram mais tempo para discutir o texto. Eles defendem que o projeto seja debatido com o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF) antes de ser votado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid