Prometida ainda para a Copa do Mundo de 2014, a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema metroferroviário de São Paulo finalmente tem data para sair do papel. Segundo o Metrô, a obra deve ser inaugurada em março do ano que vem.
Segundo o Metrô de São Paulo, o projeto está em fase de finalização, com a instalação de sistemas como alimentação elétrica, telecomunicações e acabamento. De acordo com Roberto Torres, diretor de engenharia e planejamento do Metrô, o início da operação não terá mais atrasos.
Ao longo dos mais de 10 anos de obra, foram enfrentadas paralisações, redução de escopo e aumento de custos. Em setembro de 2025, o governo estadual autorizou o adicional de R$30 milhões à construtora.
A operação terá integração com a Linha 5-Lilás e com a 9-Esmeralda da Via Mobilidade, totalizando oito estações: Washington Luís, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.
Operação e tecnologia
Na inauguração, os trens terão condutores, porém foram projetados para operar de forma automática, similar ao modelo utilizado pela Linha 4-Amarela. Cada composição poderá transportar até 616 passageiros.
Uma das novidades é que a nova linha não terá bilheterias. O acesso será feito exclusivamente por máquinas de autoatendimento, onde os passageiros poderão comprar e validar os bilhetes
Segundo o Metrô de São Paulo, a operação começará de forma limitada e controlada, com horários restritos. A previsão é de que, a partir do segundo semestre de 2026, o serviço passe a operar em tempo integral.
