Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueSeis adolescentes tomam Clonazepan antes da aula e passam...

Seis adolescentes tomam Clonazepan antes da aula e passam mal em escola na Zona Sul de SP

Grupo de adolescentes, entre 12 e 15 anos, ingeriu o remédio fora da escola e apresentou sonolência em sala

Seis adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos, passaram mal na manhã de quarta-feira (6/11) dentro de uma escola estadual na região do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, depois de ingerirem clonazepam — medicamento controlado usado para tratar ansiedade, convulsões e insônia.

Funcionário percebeu sonolência e chamou socorro

Segundo o Corpo de Bombeiros, um funcionário da Escola Estadual Júlio de Mesquita Filho notou que os alunos estavam sonolentos e acionou o resgate. Durante o atendimento, os próprios estudantes contaram que haviam tomado dois comprimidos cada, do lado de fora da escola. Pouco depois, começaram a passar mal dentro do prédio.

Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram até o local e aplicaram antídotos nos adolescentes. Nenhum deles chegou a desmaiar. Dois apresentavam sintomas mais fortes, enquanto os outros quatro estavam apenas sonolentos.

Leia mais: Combata ansiedade e estresse com a ajuda deste chá natural e potente

Remédio é conhecido pelo nome comercial Rivotril

O clonazepam, mais conhecido pelo nome de marca Rivotril, é um dos medicamentos controlados mais populares do país e só pode ser vendido com receita médica. O uso indevido pode causar sonolência intensa, desmaios e dependência.

Os seis estudantes – três meninos e três meninas – foram levados para unidades de pronto atendimento nos bairros do Sacomã e do Ipiranga. Ao longo da tarde, quatro deles receberam alta.

Secretaria diz que famílias foram comunicadas

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação afirmou que as famílias dos adolescentes foram informadas e estão acompanhando o caso. O episódio será registrado em boletim de ocorrência e acompanhado pela equipe regional do Programa Conviva SP.

O caso reacende o alerta para o uso de medicamentos controlados entre jovens e a necessidade de diálogo nas escolas sobre saúde mental e automedicação.

Leia mais: Por que cada vez mais brasileiros decidem deixar seus filhos doentes ao recusar vacinas?

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

SP: bandido invade igreja, rouba caixa de energia e fere vítima, mas acaba preso

Crime ocorreu na Avenida Pires do Rio, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo

Favela do Moinho: Justiça suspende demolições e pede presença da PM contra invasões

Desde abril deste ano, quando deram início ao processo de reassentamento das famílias, a Favela do Moinho vive novela devido a incertezas sobre a destinação dos moradores

Crânios e ossos humanos são encontrados em apartamento de idoso em bairro nobre de SP

Restos mortais foram encontrados após mulher encontrar idoso de 79 anos, dono do imóvel, morto

Assédio de construtoras motiva campanha “Chega de Prédios” em bairro de SP

Moradores da Vila Mariana, bairro tradicional da Zona Sul de São Paulo, relatam que são constantemente abordados e até coagidos por construtoras