Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaAnvisa aprova uso do Mounjaro para tratar apneia do...

Anvisa aprova uso do Mounjaro para tratar apneia do sono

Medicamento já é usado contra diabetes e obesidade

A Anvisa aprovou o uso do Mounjaro (tirzepatida), conhecido popularmente como “caneta emagrecedora”, no tratamento da apneia obstrutiva do sono, um distúrbio que causa interrupções na respiração durante o sono e pode trazer sérias consequências à saúde.

Segundo o endocrinologista Dr. Bruno Geloneze, a apneia é uma condição em que há uma obstrução das vias respiratórias durante o sono. “Apneia significa ausência de ar, e ‘obstrutiva’ porque há um bloqueio físico, muitas vezes causado pelo excesso de gordura na língua e na garganta. Isso dificulta a passagem de ar, provoca roncos intensos e pausas na respiração”, explica.

A tirzepatida age de forma semelhante aos hormônios GIP e GLP-1, produzidos naturalmente pelo intestino. Eles estimulam a produção de insulina, reduzem o apetite e aumentam a saciedade, levando à perda de peso, o que, por consequência, melhora os quadros de apneia e hipopneia. “O estudo é promissor e mostra uma melhora real na qualidade de vida de quem sofre com o problema”, afirma Geloneze.

O médico lembra que a apneia não é apenas incômoda, mas perigosa. “Ela pode causar cansaço constante, dificuldade de concentração, sonolência intensas capazes de causar até acidentes de trânsito. Além disso, aumenta o risco de hipertensão, arritmia e também existem relatos de morte súbita”, alerta.

Embora o medicamento possa causar efeitos colaterais como náusea, vômito ou constipação, eles costumam ser leves e passageiros. Para Geloneze, os benefícios superam os riscos. Ele ressalta, inclusive, que o tratamento auxilia no processo de mudanças de estilo de vida.

Notícias que importam para você

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais

Xiaomi 17 Pro Max ou iPhone 17 Pro Max? Veja 5 funções quase idênticas entre eles

Novo modelo da Xiaomi chega com recursos muito parecidos aos do iPhone 17 Pro Max, da Apple, dando abertura para mais uma disputa entre as duas gigantes do mercado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país