Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaFenômeno raro: “segunda lua” acompanhará a órbita da Terra...

Fenômeno raro: “segunda lua” acompanhará a órbita da Terra até 2083

Chamado de PN7 2025, o asteroide de 19 metros de diâmetro deve seguir a Terra por 58 anos, criando “duas luas” no céu

Análises recentes fizeram com que astrônomos identificassem um pequeno asteroide que seguirá a Terra por cerca de 58 anos.

Chamado de PN7 2025, o objeto mede cerca de 19 m de diâmetro e foi visto em agosto deste ano pelo observatório Pan-STARRS, localizado em Haleakala, no Havaí.

Leia também: Recorde cósmico: conheça o cometa 3I/ATLAS, que pode ser mais velho do que o Sol

PN7 2025, a “quase-lua”
PN7 2025 (Foto: Divulgação/NASA)

Uma “quase-lua”

De acordo com um estudo da Sociedade Astronômica Americana, o corpo celeste pertence ao grupo dos asteroides Arjuna, conhecidos por possuírem órbitas muito semelhantes à da Terra.

Apesar de ser apelidado de “quase-lua”, o PN7 2025 não é um satélite natural da Terra, conforme mostra o portal Diário do Comércio. Ele orbita o Sol, e não o planeta, mas segue praticamente o mesmo caminho que a Terra percorre em torno dele.

O fenômeno continuará até 2083, quando o asteroide se afastará lentamente e, assim, ficará impossível de ser visto pelos humanos.

Leia também: Terra em transformação: cientistas registram, pela primeira vez, uma placa tectônica se partindo sob o oceano

Características do PN7 2025

O PN7 2025 pode chegar a cerca de 299 mil km da Terra, uma distância parecida com a que nos separa da Lua. Em outros momentos, ele pode estar a 17 milhões de km.

Apesar da aproximação incomum, os cientistas afirmam que o asteroide é totalmente inofensivo e está além da órbita lunar, sem riscos de colidir com o nosso planeta.

Pesquisadores acreditam que o PN7 2025 já acompanha a Terra há décadas, mas só agora foi identificado. Seu pequeno tamanho e brilho fraco ofuscavam sua presença. Isso valeu até sua luminosidade aumentar.

Leia também: “Arigatô”: Liberdade é eleita um dos 25 melhores destinos do mundo para viajar em 2026, segundo a Lonely Planet

Outras descobertas

Astrônomos seguem animados com o fenômeno. Outros objetos semelhantes já foram registrados ao longo dos anos; um dos mais conhecidos é o Kamo’oalewa, por exemplo, que está perto da Terra há anos.

Notícias que importam para você

Bióloga quase sendo engolida por uma baleia-jubarte

Bióloga escapa por pouco de ser engolida por baleia-jubarte em mergulho na costa da Noruega

Mergulhadora afirmou que o encontro foi inesperado e que, por um breve momento, acreditou que seria atingida
Foguete em plataforma de lançamento iluminado à noite, com fortes refletores formando feixes de luz no céu escuro, enquanto instalações do centro espacial aparecem ao fundo próximo ao horizonte alaranjado.

Foguete de Jeff Bezos, dono da Amazon, não decola em razão do mau tempo

Missão Escapade, que levará duas sondas para estudar o campo magnético e a atmosfera de Marte, foi adiada sem nova data definida
Homem segurando smartphone; balões transparentes contendo três pontinhos saem da tela

“Minha esposa está grávida”: jovens se apaixonam por IAs durante experimento

Pesquisa levantou os motivos pelos quais os voluntários mostraram preferência pelo relacionamento virtual