Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaFoguete de Jeff Bezos, dono da Amazon, não decola...

Foguete de Jeff Bezos, dono da Amazon, não decola em razão do mau tempo

Missão Escapade, que levará duas sondas para estudar o campo magnético e a atmosfera de Marte, foi adiada sem nova data definida

A Blue Origin, empresa espacial do CEO da Amazon, Jeff Bezos, cancelou neste domingo (09/11) o primeiro lançamento em parceria com a Nasa.

A missão, batizada de Escapade, prevê o envio de duas espaçonaves idênticas para a órbita de Marte, com o objetivo de medir a dinâmica do campo magnético e da atmosfera do planeta.

O lançamento estava previsto para as 16h45, no horário de Brasília, mas acabou sendo adiado diversas vezes por causa do tempo ruim. Por volta das 18h13, a decolagem foi oficialmente cancelada.

Leia mais: Rússia pede esclarecimento dos EUA sobre testes nucleares após ordens de Trump

Com isso, a missão terá de esperar uma nova janela de lançamento, ainda sem data definida. A incerteza aumenta porque a Administração Federal de Aviação (FAA) determinou que, a partir desta segunda-feira (10/11), nenhum foguete comercial poderá decolar entre 6h e 22h.

A medida foi adotada para aliviar o congestionamento do espaço aéreo nacional durante a paralisação do governo americano. Representantes da Blue Origin disseram ao jornal The New York Times que a empresa está em contato com a FAA para tentar conseguir uma exceção, caso seja necessário, e viabilizar um novo lançamento.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais

China mira “especialistas de TikTok”, sem diploma, que mais atrapalham do que ajudam

Decisão do governo chinês gerou um debate acalorado entre criadores de conteúdo e especialistas em liberdade digital

Tecnologia mineira promete leite materno “turbinado” para bebês prematuros

Pesquisa da Epamig em parceria com a Fiocruz adapta técnicas da indústria de laticínios para garantir que o leite humano mantenha mais gordura e nutrientes