A Blue Origin, empresa espacial do CEO da Amazon, Jeff Bezos, cancelou neste domingo (09/11) o primeiro lançamento em parceria com a Nasa.
A missão, batizada de Escapade, prevê o envio de duas espaçonaves idênticas para a órbita de Marte, com o objetivo de medir a dinâmica do campo magnético e da atmosfera do planeta.
O lançamento estava previsto para as 16h45, no horário de Brasília, mas acabou sendo adiado diversas vezes por causa do tempo ruim. Por volta das 18h13, a decolagem foi oficialmente cancelada.
Leia mais: Rússia pede esclarecimento dos EUA sobre testes nucleares após ordens de Trump
Com isso, a missão terá de esperar uma nova janela de lançamento, ainda sem data definida. A incerteza aumenta porque a Administração Federal de Aviação (FAA) determinou que, a partir desta segunda-feira (10/11), nenhum foguete comercial poderá decolar entre 6h e 22h.
A medida foi adotada para aliviar o congestionamento do espaço aéreo nacional durante a paralisação do governo americano. Representantes da Blue Origin disseram ao jornal The New York Times que a empresa está em contato com a FAA para tentar conseguir uma exceção, caso seja necessário, e viabilizar um novo lançamento.
