Estudantes que se preparam para o Enem agora podem contar com uma nova plataforma digital. O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Enem – o Simuladão do Enem, um app gratuito que disponibiliza simulados, trilhas de estudo apoiadas por inteligência artificial (IA) e correção automática de redações.
A ferramenta está disponível para download na App Store, Google Play e também pode ser acessada pelo navegador. O cadastro é feito com o login gov.br, já utilizado em outros serviços do governo federal.

Tecnologia do MEC Enem
O aplicativo é inspirado no ambiente real da prova, com cronômetro, histórico de desempenho e análise de evolução.
Leia também: Nova função do Spotify com ChatGPT pode mudar o seu jeito de escutar música
Assim, o usuário pode responder questões organizadas por área do conhecimento, ver videoaulas, baixar apostilas e receber recomendações de conteúdo personalizadas.
Um dos destaques é o assistente virtual com IA, que ajuda na criação de cronogramas de estudo e no esclarecimento de dúvidas.
O sistema também oferece simulados completos baseados em provas anteriores, além de um plano de estudos dinâmico que é ajustado de acordo com o tempo restante até o vestibular, previsto para os dias 9 e 16 de novembro de 2025.
Redação com correção automática
O MEC Enem também ajuda a produzir a redação. O estudante escreve o texto à mão, fotografa e envia para a plataforma. Em cerca de 60 segundos, o sistema transcreve o conteúdo e faz uma avaliação detalhada indo de acordo com os critérios oficiais do Enem, deixando uma pontuação estimada e dando sugestões específicas de melhoria.
Leia também: Trabalhador por aplicativo ganha mais, porém tem jornadas mais longas
De acordo com o MEC, a tecnologia usada garante “alta precisão e rapidez na análise”, funcionando como um passo a passo real de correção.
Simuladão do Enem
Além das provas e da redação, o aplicativo traz o Simuladão do Enem, composto por 48 questões de múltipla escolha com todas as áreas avaliadas na prova, testando interpretação de texto, raciocínio lógico e pensamento crítico do vestibulando.
Aberto a qualquer interessado (alunos de cursinhos a estudantes do ensino médio), o MEC Enem também pode ser utilizado por beneficiários do programa Pé-de-Meia.
A iniciativa faz parte da estratégia do programa em deixar o aprendizado mais moderno e melhorar o acesso a ferramentas digitais, alcançando os 3,9 milhões de inscritos no Enem 2025.