O Google anunciou nesta quarta (12/11) que os novos celulares Android serão, a partir de dezembro, lançados no Brasil já com o chamado “modo ladrão” embutido nas configurações de fábrica. O recurso, lançado em 2024, dá ao aparelho e ao usuário recursos para situações de roubo ou furto de celular.
Até agora, o recurso – cujo nome oficial é “Proteção contra roubo” – tinha que ser manualmente ativado pelo usuário. O celular pode, por meio de inteligência artificial, detectar uma situação de roubo (por exemplo, após o aparelho ser arrancado da mão de forma brusca) e bloquear a tela de acesso; o usuário, por sua vez, também pode realizar por outro dispositivo o bloqueio ou apagamento remoto dos dados do celular roubado.
Leia Mais: “Minha esposa está grávida”: jovens se apaixonam por IAs durante experimento
A funcionalidade é utilizada inclusive pela Polícia Militar durante o atendimento de ocorrências; segundo o Google, desde o meio deste ano, oficiais já utilizaram o “modo ladrão” mais de 5 mil vezes para ajudar vítimas de roubo ou furto. A big tech ainda informou ao portal g1 que conversa com forças de segurança, tanto em outras regiões do Brasil quanto no exterior, para a utilização do recurso.
