Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) já podem conferir o local onde farão o exame, que será aplicado em 26 de outubro. O Cartão de Confirmação de Inscrição foi liberado nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e está disponível no Sistema PND.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep, o documento apresenta número de inscrição, data, horário e local da prova, além de indicar se o participante terá atendimento especializado ou tratamento por nome social.
Leia também: INSS suspende Banco Master de oferecer empréstimos consignados: entenda o motivo
Embora não seja obrigatório levar o cartão no dia do exame, o Inep recomenda que os candidatos o imprimam e o mantenham em mãos para evitar imprevistos.
O que é a Prova Nacional Docente (PND)?
Criada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Inep, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar o magistério e ampliar o número de docentes qualificados nas redes públicas de ensino.
O exame também poderá ser usado por estados e municípios na seleção de professores para suas redes de educação básica.
A avaliação será composta por duas partes, formação geral e componente específico, com duração total de cinco horas e meia. A primeira contará com 30 questões objetivas e uma discursiva, abordando temas relacionados à formação docente.
Leia também: Fuvest 2026: veja datas, locais e o que muda no vestibular da USP
Já o componente específico trará 50 questões de múltipla escolha voltadas à área de atuação escolhida pelo candidato.
Segundo o Inep, as questões são elaboradas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores e do Banco Nacional de Itens da Educação Superior, garantindo que o exame reflita as competências e habilidades esperadas dos profissionais da educação.
Leia também: INSS 2025: veja calendário de outubro com as datas de pagamento
É uma certificação?
A PND não confere certificação profissional, mas funciona como uma ferramenta de avaliação e seleção. Podem participar licenciados e estudantes de cursos de formação de professores, inclusive aqueles que também estão inscritos no Enade.
A Portaria nº 399/2025 define as regras da PND e estabelece que a prova seguirá a mesma matriz de referência teórica do Enade das Licenciaturas, adaptada para medir o domínio dos conteúdos pedagógicos e específicos de cada área.
Leia também: CNH sem autoescola: governo divulga novo passo a passo para tirar habilitação
A iniciativa, segundo o MEC, pretende estimular a realização de concursos públicos, reconhecer o mérito docente e aperfeiçoar a formação dos profissionais que atuam ou desejam atuar na educação básica.
Serviço:
Prova: 26 de outubro de 2025
Cartão de Confirmação: disponível no Sistema PND
Duração da prova: 5h30
Composição: formação geral (30 questões objetivas + 1 discursiva) e componente específico (50 questões)
Para mais informações, os participantes podem consultar o edital completo e suas retificações no portal do Inep.