back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasTempestades e frente fria derrubam temperaturas no Sul e...

Tempestades e frente fria derrubam temperaturas no Sul e Sudeste — veja previsão

Imagens de satélite mostram a chegada de um sistema frontal de chuvas, ventos e risco de granizo com nova frente fria prevista para o fim de semana

Imagens de satélite registraram a formação de fortes tempestades entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. O clima deve estar associado a um sistema frontal que avança pelo país.

O fenômeno tem provocado chuvas intensas e rajadas de vento desde o início da semana, principalmente depois de ter cruzado a Região Sul.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio de Janeiro.

O aviso aponta precipitações de até 100 mm por diaventos que podem chegar a 100 km/h e chances de granizo. Tais condições elevam o risco de quedas de energia, danos em estruturas e alagamentos.

Leia também: Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira

Sistema frontal no Sul

Antes de atingir o Sudeste, o sistema provocou destruições em vários municípios do Sul do país. No Rio Grande do Sul, os ventos fortes causaram destelhamentos e derrubaram árvores. No Paraná, as chuvas resultaram em alagamentos e deslizamentos de terra.

Chuva intensa afeta áreas em todo o Brasil (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança pela região, derrubando os termômetros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

Nova frente fria

Para o fim da semana, os meteorologistas também apontam para a formação de uma outra frente fria. O sistema deve atingir primeiro o Sul e, em seguida, se expandir para o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.

O clima gelado trará mais chuvas intensas e potencial para alagamentos e deslizamentos. No sábado (18), SP e MS devem registrar os maiores volumes acumulados de chuva.

Frio intenso no fim de semana

Além das chuvas, uma nova massa de ar frio vai avançar sobre o Centro-Sul do país, fazendo com que as temperaturas caiam ao longo do fim de semana. O clima estará mais presente na Região Sul, principalmente em Santa Catarina.

Leia também: SUS recebe 11,5 mil frascos de etanol para reforçar combate a intoxicações por metanol

Na Serra Catarinense, os termômetros podem chegar a 0°C, aumentando a possibilidade de geadas, algo incomum para o mês de outubro. O norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná também devem registrar frio intenso, mas com menos chances de geada.

primavera vem trazendo mudanças bruscas no clima. Autoridades orientam a população a acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar a atenção para fugir dos riscos em áreas vulneráveis.

Notícias que importam para você

Recorde Mundial de João do Pulo completa 50 anos!

Em 1975, João Carlos de Oliveira surpreendeu o planeta ao saltar 17,89m no salto triplo dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México. O brasileiro...

Fez um Pix por engano? Caso de R$ 50 mil mostra o que a Justiça decide nessas situações

O episódio teve origem em um contrato de empréstimo que previa pagamento via transferência

Contratos mais longos e direito de permanência: entenda a nova lei de aluguel

Uma recente mudança nas leis de arrendamento na Espanha trouxe de volta o debate sobre o acesso à moradia digna junto da estabilidade habitacional. O governo espanhol busca alterações...