Imagens de satélite registraram a formação de fortes tempestades entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. O clima deve estar associado a um sistema frontal que avança pelo país.
O fenômeno tem provocado chuvas intensas e rajadas de vento desde o início da semana, principalmente depois de ter cruzado a Região Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio de Janeiro.
O aviso aponta precipitações de até 100 mm por dia, ventos que podem chegar a 100 km/h e chances de granizo. Tais condições elevam o risco de quedas de energia, danos em estruturas e alagamentos.
Leia também: Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz Alexandre Silveira
Sistema frontal no Sul
Antes de atingir o Sudeste, o sistema provocou destruições em vários municípios do Sul do país. No Rio Grande do Sul, os ventos fortes causaram destelhamentos e derrubaram árvores. No Paraná, as chuvas resultaram em alagamentos e deslizamentos de terra.

Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança pela região, derrubando os termômetros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Nova frente fria
Para o fim da semana, os meteorologistas também apontam para a formação de uma outra frente fria. O sistema deve atingir primeiro o Sul e, em seguida, se expandir para o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo.
O clima gelado trará mais chuvas intensas e potencial para alagamentos e deslizamentos. No sábado (18), SP e MS devem registrar os maiores volumes acumulados de chuva.
Frio intenso no fim de semana
Além das chuvas, uma nova massa de ar frio vai avançar sobre o Centro-Sul do país, fazendo com que as temperaturas caiam ao longo do fim de semana. O clima estará mais presente na Região Sul, principalmente em Santa Catarina.
Leia também: SUS recebe 11,5 mil frascos de etanol para reforçar combate a intoxicações por metanol
Na Serra Catarinense, os termômetros podem chegar a 0°C, aumentando a possibilidade de geadas, algo incomum para o mês de outubro. O norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná também devem registrar frio intenso, mas com menos chances de geada.
A primavera vem trazendo mudanças bruscas no clima. Autoridades orientam a população a acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar a atenção para fugir dos riscos em áreas vulneráveis.