Os chás são conhecidos há séculos por seus benefícios à saúde. Os componentes presentes na bebida, seja ela verde, branca, amarela, vermelha e preta, segundo especialistas, podem agir na redução da gordura corporal e auxiliar na perda de peso.
Essas bebidas quentes são uma ótima opção para aumentar ingestão de líquidos e podem fazer parte de uma alimentação saudável desde que a adição de açúcar seja nula ou mínima.

De onde vem o chá verde?
A erva utilizada para fazer o chá verde é obtida da planta camellia sinensis, uma árvore de pequeno porte e de origem asiática, bem adaptada e cultivada no Brasil.
Leia também: Para que serve o chá de marcela? Veja todos os benefícios dessa planta poderosa
Segundo o Jornal do Commercio (JC), os principais tipos de chás advindos dessa planta variam pelo grau de fermentação, podendo ser verde, branco, amarelo, vermelho e preto.
Chá ajuda no emagrecimento?
O chá verde é conhecido pelo auxílio no emagrecimento. Estudos mostram que a bebida possui um efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático.
No entanto, é importante destacar que a dose necessária para obter o efeito termogênico varia de organismo para organismo. O JC destaca que, os resultados relativos a redução de peso ainda são controversos.
Leia também: Chá para tomar à noite: infusão pode prevenir inchaço e melhorar a flora intestinal
A Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Simone Costa Guadagnin, ressalta que não existe alimento milagroso para emagrecimento.
“De forma isolada, sem considerar toda a alimentação e a atividade física, não existe alimento algum que emagreça. O resultado na perda de peso é consequência de um estilo de vida que inclui uma alimentação adequada, como um todo, e a prática de atividade física”, explica Simone Guadagnin.
Quais os benefícios da Camellia sinensis?
A Camellia sinensis contém múltiplos compostos bioativos com ações antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, anti ateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anti cancerígenas.
O chá verde é composto por catequinas que, segundo pesquisas, pode reduzir a incidência de certos tipos de câncer, colesterol e estimulam o sistema imunológico.
Pode tomar chá verde à noite?
O chá verde contém cafeína e, por isso, é uma bebida estimulante, diante disso, pessoas que têm dificuldade para dormir devem evitar tomar a bebida durante à noite.
Devido à cafeína, o seu consumo pelo período da manhã é o mais recomendado.