back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCNH sem autoescola: saiba como ser instrutor com as...

CNH sem autoescola: saiba como ser instrutor com as novas regras

Nova proposta do Ministério dos Transportes muda regras para a formação e atuação de instrutores autônomos; veja o que chega com a “CNH sem Autoescola”

Na última terça-feira (14), o Ministério dos Transportes divulgou um guia com os principais pontos da proposta da “CNH sem Autoescola”, que prevê novas regras para instrutores de trânsito autônomos.

A medida, que ainda está em fase de consulta pública até o dia 2 de novembro, permite que profissionais deem aulas práticas de direção sem a necessidade de contrato formal com centros de formação de condutores, as chamadas autoescolas.

Leia mais: CNH mais barata: governo propõe reduzir até 80% do custo da habilitação

De acordo o Governo Federal, o objetivo é melhorar as oportunidades de trabalho na área e oferecer mais opções para aqueles que desejam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Carros de autoescola
“CNH sem Autoescola” chega com mudanças (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Como será a formação dos instrutores?

Para se tornarem aptos, os interessados deverão cumprir alguns requisitos básicos e realizar o curso de formação gratuito oferecido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A capacitação conta com temas como didática, legislação de trânsito e direção segura. Ao finalizar tudo, o candidato é avaliado; se for aprovado, recebe o certificado que garante a Carteira de Identificação Profissional.

Durante as aulas práticas, o instrutor deverá oferecer orientação pedagógica, garantir o cumprimento das leis de trânsito e priorizar a segurança do aluno e dos demais condutores.

Os carros e motos utilizados nas aulas práticas precisam seguir todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respeitando o limite de idade de fabricação, boas condições mecânicas e identificação de “veículo de aprendizagem”.

Leia mais: Baixa adesão de meninos à vacina do HPV preocupa governo de São Paulo

Regras para atuação

Assim que concluir a formação, o instrutor autônomo deverá pedir autorização junto ao Detran para exercer a função.

O nome do profissional será incluído em um cadastro do Ministério dos Transportes, permitindo que qualquer pessoa consulte a regularidade do instrutor, além de suas credenciais.

Quando o instrutor pode começar a trabalhar?

Com mais autonomia, os instrutores conseguirão organizar seus próprios horários e tipos de contratação, podendo até mesmo manter vínculo com autoescolas que já operam. Fiscalização e registro são de responsabilidade do Detran.

Leia mais: Ministro da Educação diz que professor tem que ser bem remunerado

Durante as aulas, o profissional deverá andar com documentos obrigatórios (CNH, credencial de instrutor, licença de aprendizagem veicular e certificado do veículo), que poderão ser solicitados a qualquer momento por autoridades de trânsito.

Notícias que importam para você

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

Profissional terá de fazer curso para oferecer aulas de direção

Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer de mama

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, um relatório destaca a importância de acesso igualitário ao rastreamento e tratamento da doença. Segundo...

Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Documento de identificação do professor é válido por dez anos