A nova tendência do momento da arquitetura, estruturas sem portas, invadiram, também, as cozinhas. Os armários com prateleiras abertas prometem uma sensação de amplitude, além de melhor custo-benefício, se comparados aos armários de cozinha fechados.
Segundo o ND+, as prateleiras abertas foram ganhando espaço no mundo do design pela agilidade que oferecem no cotidiano em comparação com os antigos armários de cozinha.
As prateleiras dispostas dessa forma permitem que todos os itens essenciais fiquem ao alcance das mãos, otimizando o tempo de abrir e fechar portas, garantindo maior agilidade nas atividades do dia a dia.
Prateleiras abertas X armários
Os arquitetos destacam que no caso de casas que precisam de muito espaço de armazenamento, as prateleiras podem até não substituir o armário de cozinha por completo, mas atuar como complemento.
As prateleiras abertas seguem o design biofílico, que “busca trazer elementos limpos para dentro de casa, com amplitude de espaço e foco na qualidade de vida”.
Os especialistas indicam as prateleiras para as casas que buscam um visual mais dinâmico que se montadas com diferentes tamanhos ampliam ainda mais o espaço. Você também pode decorá-las com plantas.
Fim do mofo
Além de aumentar a sensação de amplitude, essa estrutura cria ambientes mais espaçosos, permite que a luz natural circule e atinja mais pontos.
As prateleiras abertas podem resolver a questão do mofo e do empenamento da madeira, visto que, por serem abertas, não acumulam muita umidade, aumentando a durabilidade e higiene.
Custo-benefício
Se optar pelos armários sem porta, você encontrará diversos modelos com cores múltiplas, materiais diferenciados com um custo-benefício excelente.
Visto que o investimento é menor do que a marcenaria planejada para armários complexos. Essa modalidade tem modelos no e-commerce a partir de R$ 78.
Walk-in shower: chuveiros abertos
Outra grande tendência arquitetônica para 2026, sem porta, são os walk-in shower, conhecidos como chuveiros abertos. O modelo que era visto só em hotéis de luxo passa a ganhar espaço nas casas brasileiras daqueles que querem ter uma sensação de amplitude nos banheiros.
Os arquitetos apostam que esse novo modelo vai derrubar o reinado dos banheiros com boxes de vidro ou acrílico. O walk-in shower é um chuveiro sem portas ou divisórias, que criam ambientes minimalistas e lindos.
Segundo o Diário do Litoral, esse modelo é “visualmente mais leve, o formato torna o espaço mais prático e fácil de manter, já que reduz o acúmulo de umidade e, consequentemente, o surgimento de mofo”.
Leia também: Maior praia do mundo fica no Brasil e tem mais de 250 km de extensão; saiba qual é

Materiais usados
Os chuveiros abertos usam material o microcimento, que promove superfícies contínuas, sem rejuntes, fáceis de limpar e de aparência moderna.
Esse material é versátil e combina com usos de cores escuras e madeira. A estrutura também costuma usar revestimentos texturizados, pedras naturais.
