Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilComo conferir o gabarito do PND 2025?

Como conferir o gabarito do PND 2025?

Quem desejar entrar com recurso deve fazê-lo até a quarta-feira (29). O gabarito definitivo e o padrão de respostas finais devem ser divulgados no dia 10 de novembro

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) foi aplicada em todo o Brasil, no último domingo (26), para mais de 1 milhão de inscritos. Os candidatos poderão conferir, a partir desta terça-feira (28), o gabarito preliminar e do padrão de resposta da questão discursiva no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

Quem desejar entrar com recurso deve fazê-lo até a quarta-feira (29). O gabarito definitivo e o padrão de respostas finais devem ser divulgados no dia 10 de novembro.

O edital da PND 2025 estabeleceu que a parte da prova com conteúdo de formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação de um professor. Com duração de cinco horas e 30 minutos, o término ocorreu às 19h, no horário de Brasília.

Leia também: Enem 2025: saiba como usar as notas individuais

Aluna sentada em uma carteira de escola com uma caneta na mão, escrevendo em uma folha
Estado anuncia concurso com 60 vagas para agente fazendário Foto: Freepik

Cronograma do PND 2025

  • 28 de outubro: divulgação das versões preliminares do gabarito e do padrão de resposta;
  • 28 e 29 de outubro: prazo para recurso contra as versões preliminares;
  • 10 de novembro: resultado dos recursos e divulgação final do gabarito e do padrão de resposta;
  • 25 de novembro: divulgação da correção preliminar da questão discursiva;
  • 25 e 26 de novembro: período de recursos sobre a correção da discursiva;
  • 10 de dezembro: divulgação do resultado final da PND 2025.

Como entrar com recursos

Em caso de discordância com o gabarito, os candidatos poderão apresentar recurso por meio do Sistema PND, também acessível pelo Portal do Inep. O prazo para contestação começa nesta terça-feira (28) e vai até as 23h59 de quarta-feira (29).

Segundo o edital, os recursos precisam ser fundamentados e objetivos, com base em argumentos técnicos ou científicos.

Caso o recurso seja relativo a questão discursiva, o candidato não pode se identificar em nenhum campo do texto, sob risco de indeferimento automático.

Segundo o Quero Bolsa, os resultados dos recursos das questões objetivas serão divulgados no próprio Sistema PND, junto das justificativas individualizadas tanto no caso de deferimento ou indeferimento pela banca corretora.

Prova objetiva

Os participantes, além da questão discursiva, precisaram responder questões objetivas de formação geral docente e do componente específico das 17 áreas da licenciatura.

Leia também: Unicamp 2026: quando sai o gabarito oficial do vestibular?

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das licenciaturas. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A prova possui a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação docente.

Prova Nacional Docente

A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação para atuar como professor, também não é um concurso. Ela foi criada, pelo Ministério da Educação (MEC), para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino.

Leia também: Sisu 2026: como candidatos poderão usar melhor nota do Enem dos últimos anos?

O MEC afirma que busca, por meio da Prova Nacional Docente, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. A prova será realizada anualmente pelo Inep.

Notícias que importam para você

Complexo do Alemão volta a ter tiroteios após megaoperação que deixou 64 mortos no Rio

Governo do estado pede transferência de dez presos para presídios federais; clima continua tenso nas zonas Norte e Sul

Vítima perde memória por seis horas após descarga elétrica de carregador falso

Psicóloga sofre convulsão e perde a memória após levar choque com carregador de celular em hotel de Florianópolis

8 chás que podem ajudar sua menstruação a descer

Atrasos menstruais ocasionais são comuns e podem estar ligados a fatores como estresse, mudanças na alimentação, uso de anticoncepcionais ou variações hormonais