O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o acidente com um ônibus de turismo que matou ao menos 17 pessoas em Saloá, município localizado no agreste pernambucano. A tragédia aconteceu na noite da última sexta-feira (17), quando o veículo retornava de Santa Cruz do Capibaribe (PE) para Brumado (BA).
“Com muita tristeza, tomei conhecimento do grave acidente envolvendo um ônibus de turismo na BR-423, no agreste de Pernambuco, que tirou a vida de ao menos 17 pessoas e deixou outras feridas. Às famílias e amigos das vítimas, expresso minhas mais sinceras condolências e solidariedade neste momento de tanta dor”, disse Lula em uma rede social.
10 corpos identificados
Até final da tarde deste sábado (18), 10 corpos haviam sido identificados. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus entrou na contramão e colidiu contra rochas que margeavam a rodovia.
O motorista conseguiu retomar o trajeto, mas o veículo atingiu um barranco de areia e tombou em um trecho conhecido como Serra dos Ventos, de difícil acesso e curvas acentuadas.
Segundo o condutor do ônibus, no momento do acidente, houve falha no sistema de freios, o que teria provocado a perda de controle. Dois motoristas se revezavam na direção durante o percurso. Ambos sobreviveram.
Passageiros e resgate
O ônibus era fretado e estava regularizado, com autorização válida para transporte de turismo. Parte dos passageiros foi arremessada para fora do veículo, o que indica que nem todos usavam cinto de segurança.
Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar prestaram atendimento no local. Os feridos foram levados para hospitais de Paranatama, Iati e Garanhuns, mas ainda não há número exato de hospitalizados nem informações sobre o estado de saúde das vítimas.
O Corpo de Bombeiros informou que recebeu o chamado por volta das 20h e enviou cinco viaturas de salvamento e resgate, além de equipe de comando operacional.