A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) foi aplicada em todo o Brasil, no último domingo (26), para mais de 1 milhão de inscritos. Os candidatos poderão conferir o gabarito preliminar nesta terça-feira (28).
O gabarito preliminar e do padrão de resposta da questão discursiva serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.
Segundo o Diário do Nordeste, quem desejar entrar com recurso deve fazê-lo até a quarta-feira (29). O gabarito definitivo e o padrão de respostas finais devem ser divulgados no dia 11 de novembro.
O edital da PND 2025 estabeleceu que a parte da prova com conteúdo de formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação de um professor. Com duração de cinco horas e 30 minutos, o término ocorreu às 19h, no horário de Brasília.
Leia também: Enem 2025: saiba como usar as notas individuais

Prova objetiva
Os participantes, além da questão discursiva, precisaram responder questões objetivas de formação geral docente e do componente específico das 17 áreas da licenciatura.
Leia também: Unicamp 2026: quando sai o gabarito oficial do vestibular?
A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das licenciaturas. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.
A prova possui a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação docente.
Prova Nacional Docente
A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação para atuar como professor, também não é um concurso. Ela foi criada, pelo Ministério da Educação (MEC), para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino.
Leia também: Sisu 2026: como candidatos poderão usar melhor nota do Enem dos últimos anos?
O MEC afirma que busca, por meio da Prova Nacional Docente, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.
A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. A prova será realizada anualmente pelo Inep.
