O chá de boldo é feito a partir da infusão ou maceração da planta homônima originária da África. A planta conhecida, também, por boldo-africano ou falso-boldo é usada para tratamentos medicinais na tradição brasileira.
A bebida quente pode ser preparada na forma de chá puro ou combinado com outros elementos que podem potencializar os seus efeitos medicianais.
Os chás são conhecidos há séculos por seus benefícios à saúde. Os componentes presentes na bebida, seja ela verde, branca, amarela, vermelha e preta, segundo especialistas, podem agir na redução da gordura corporal e auxiliar na perda de peso.
Leia também: Para que serve o chá de marcela? Veja todos os benefícios dessa planta poderosa

Uso medicinal
O boldo, como outras plantas medicinais, é geralmente comercializada seca, embalada e identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas.
Segundo a Cartilha de Plantas Medicinais da Secretaria de Saúde de Campinas (SP), o boldo é uma das plantas utilizadas para aliviar sintomas comuns do dia a dia. O chá deve ser feito com as folhas.
O jornal Zero Hora destaca que é importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente, por isso o consumo deve ser moderado.
Leia também: Chá para tomar à noite: infusão pode prevenir inchaço e melhorar a flora intestinal
Qual é a função do chá de boldo?
Conhecido como receita para ressaca, o chá de boldo é conhecido por estimular o fígado. Ele ainda aumenta o apetite e melhora o processo de digestão.
A planta é comumente utilizada para aliviar sintomas de azia e desconforto estomacal comum em algumas pessoas.
É importante destaca que a função das plantas medicinais é auxiliar no combate à sintomas ou problemas de saúde, no entanto os chás não podem ser considerados milagrosos.
Caso a condição permaneça após o consumo da bebida é necessário consultar um médico para investigar a causa do problema e buscar opções de tratamento.
Leia também: Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos
Receita do chá de boldo
Por maceração
- Amasse de uma a duas folhas frescas para 150ml de água fria
- Deixe descansar por alguns minutos
- Beba de duas a três vezes ao dia.
Por infusão
- Separe uma colher de chá (5ml/1g) das folhas secas. Caso queira uma bebida mais concentrada, é possível usar duas ou até três colheres de chá da planta;
- Prepare a infusão em 150ml de água quente;
- Beba após o preparo, de duas a três vezes ao dia.