Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestyle8 chás que podem ajudar sua menstruação a descer

8 chás que podem ajudar sua menstruação a descer

Atrasos menstruais ocasionais são comuns e podem estar ligados a fatores como estresse, mudanças na alimentação, uso de anticoncepcionais ou variações hormonais

Quando a menstruação atrasa, é comum que muitas mulheres recorram a soluções naturais antes de buscar um especialista. Entre as alternativas mais conhecidas estão os chás que estimulam a contração do útero e, por isso, podem ajudar na descamação do endométrio, processo natural que dá origem ao sangramento menstrual.

Segundo o Tua Saúde, o uso dessas bebidas requer cuidado e orientação médica, principalmente para descartar uma possível gravidez.

Leia também: Você já ouviu falar no chá de Moringa? Veja para que serve

Embora boa parte dessas plantas seja tradicionalmente usada em diversas partes do mundo, poucas contam com comprovação científica em humanos. Mesmo assim, algumas pesquisas realizadas em animais apontam efeitos que justificam seu uso popular.

Antes de recorrer a qualquer chá, é fundamental realizar um teste de gravidez. Se o resultado for positivo, o consumo dessas plantas deve ser evitado. Além disso, a bebida não substitui orientação médica, que deve ser procurada se o atraso menstrual for recorrente e acompanhado de dores.

Com isso em mente, confira oito chás que podem ajudar a menstruação a descer, de acordo com o Tua Saúde:

1. Chá de gengibre

O gengibre é conhecido por seu efeito anti-inflamatório e digestivo, mas também pode estimular o útero quando consumido em doses mais elevadas. Em pequenas quantidades até 1 grama por dia, ele é considerado seguro inclusive na gravidez.

Para quem deseja regular o ciclo, pode ser preparado com 2 a 3 centímetros da raiz fatiada em uma xícara de água fervente. Basta deixar repousar por 10 minutos e beber até três vezes ao dia.

Leia também: Você conhece o chá de Kava-Kava? Descubra 5 benefícios poderosos dessa planta

2. Chá de sene

Muito utilizado como laxante, o sene contém substâncias que provocam contrações na musculatura lisa, presente tanto no intestino quanto no útero. Essa ação pode favorecer o início da menstruação.

O preparo é simples, duas gramas das folhas em uma xícara de água fervente, deixando descansar por até 10 minutos. Deve ser consumido com moderação, no máximo por três dias, pois o uso prolongado pode causar cólicas e diarreia.

3. Chá de orégano

Além de aromatizar pratos, o orégano também pode estimular a circulação sanguínea na região uterina. Em algumas culturas, é até utilizado para facilitar o trabalho de parto.

Uma colher de sopa da erva em uma xícara de água fervente, deixada em infusão por cerca de cinco minutos, já é suficiente para aproveitar seus efeitos.

Leia também: Para que serve o chá de marcela? Veja todos os benefícios dessa planta poderosa

4. Chá de menta

A menta pode contribuir para equilibrar os hormônios, especialmente em casos de irregularidade menstrual ligada a alterações nos níveis de FSH.

Para preparar, basta adicionar uma colher de sopa de folhas secas em uma xícara de água quente e deixar repousar por 10 minutos. O consumo diário pode ajudar a estimular o ciclo.

5. Chá frio de folhas de rabanete

Apesar de pouco conhecido, o chá feito com folhas de rabanete pode ser um aliado. Pesquisas sugerem que suas saponinas e alcaloides estimulam a contração uterina.

Para preparar, bata de cinco a seis folhas frescas com 150 ml de água no liquidificador, coe e beba até três copos por dia.

Leia também: Chá verde pode ajudar a emagrecer? Entenda a hora ideal de consumo

6. Chá de erva-doce

As sementes de erva-doce têm propriedades que imitam a ação do estrogênio, hormônio que regula o ciclo menstrual. Uma colher de sopa das sementes trituradas em uma xícara de água fervida deve descansar por até 15 minutos.

É recomendado consumir uma ou duas vezes por dia, durante até cinco dias.

7. Chá de canela

A canela é amplamente conhecida por ajudar a estimular a circulação e equilibrar os hormônios, o que pode favorecer a regularidade menstrual.

O preparo é simples, ferva uma xícara de água com um pau de canela ou meia colher de sopa da versão em pó, mexa por alguns minutos e consuma uma vez ao dia.

Leia também: Chá medicinal: veja os benefícios do uso do boldo no dia a dia

8. Chá de agnocasto

O agnocasto, também chamado de Vitex agnus-castus, é uma planta medicinal usada para regular os níveis de prolactina e melhorar o funcionamento da hipófise, o que contribui para o equilíbrio do ciclo menstrual.

O chá pode ser feito com uma colher de sopa dos frutos em uma xícara de água fervida, deixando em infusão por 10 minutos antes de coar.

Notícias que importam para você

Complexo do Alemão volta a ter tiroteios após megaoperação que deixou 64 mortos no Rio

Governo do estado pede transferência de dez presos para presídios federais; clima continua tenso nas zonas Norte e Sul

Conheça o paraíso brasileiro eleito o destino mais preservado do país

Em meio às belezas da Região dos Lagos, a Praia do Farol continua sendo um exemplo raro de equilíbrio entre o destino turístico e a conservação ambiental

Vítima perde memória por seis horas após descarga elétrica de carregador falso

Psicóloga sofre convulsão e perde a memória após levar choque com carregador de celular em hotel de Florianópolis