Durante muito tempo, fritar peixe parecia a melhor forma de garantir uma refeição saborosa. A textura crocante e o aroma marcante conquistavam qualquer paladar.
No entanto, uma versão assada no forno vem ganhando espaço entre quem busca praticidade e uma alimentação mais leve, sem abrir mão do sabor.
A receita de peixe assado, além de ser econômica, é nutritiva e conquista até quem não costuma cozinhar.
Leia também: Você sabia que uma simples folha pode acabar com o mau cheiro da geladeira?
Segundo o Tudo Gostoso, o grande diferencial dessa preparação está no fato de não exigir óleo em excesso. Isso reduz significativamente o consumo de gorduras saturadas e calorias, tornando o prato uma opção ideal para quem quer manter uma dieta equilibrada.
Ao assar, o peixe preserva proteínas e ômega-3, componentes fundamentais para a saúde do coração e do cérebro.
As vitaminas e minerais, como potássio e selênio, também são melhor conservados, o que potencializa os benefícios nutricionais da refeição.
Outro ponto positivo é a praticidade
O peixe assado não deixa aquele cheiro forte de fritura pela casa e praticamente não suja a cozinha. Além disso, o forno faz todo o trabalho, permitindo preparar o restante da refeição com tranquilidade.
Leia também: Pouco espaço? Essa planta cabe em um potinho e é fácil de cultiva
Como fazer peixe sem óleo ?
Para quem quiser experimentar, a receita é simples:
Em uma assadeira, coloque rodelas de batata e cebola, tempere com azeite, sal e pimenta. Por cima, acomode filés de bacalhau e cubra com um molho feito com tomates, alho, páprica, orégano e tomilho.
Leia também: Chá para tomar à noite: infusão pode prevenir inchaço e melhorar a flora intestinal
Depois de cobrir com papel-alumínio, o prato vai ao forno por cerca de 25 minutos. Na etapa final, o papel é retirado e o peixe ganha uma leve dourada. A finalização com salsinha fresca dá um toque especial e realça o sabor.

A combinação de ingredientes cria um prato completo, colorido e muito aromático, que agrada a todos os gostos. O resultado é um peixe macio por dentro, com um leve dourado por fora e um sabor natural que realça os temperos usados.
Leia também: Quais os benefícios de misturar folhas de louro com vinagre? Descubra
Além de ser uma alternativa mais saudável, o peixe assado é uma receita acessível e versátil, podendo ser feita com diferentes tipos de peixe e acompanhamentos.
É uma escolha que transforma o almoço ou jantar em uma refeição leve e nutritiva, sem complicação e com muito sabor, uma prova de que é possível comer um delicioso peixe sem precisar da frigideira.
Leia também: Pedra nos rins? Experimente estes 5 sucos diuréticos e cítricos