back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioLifestyleVocê já ouviu falar no chá de Moringa? Veja...

Você já ouviu falar no chá de Moringa? Veja para que serve

Mesmo com tantos possíveis benefícios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em 2019, a comercialização de qualquer produto ou alimento à base de moringa no Brasil

A Moringa é uma planta medicinal originária da Índia, que ganhou fama mundial por suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Rica em ferro, cálcio, vitamina C, carotenoides e compostos bioativos como quercetina, polifenóis e ácido clorogênico, ela se tornou popular entre pessoas que buscam fortalecer o organismo e prevenir doenças.

Segundo o Tua Saúde, mesmo com tantos possíveis benefícios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em 2019, a comercialização de qualquer produto ou alimento à base de moringa no Brasil.

O motivo é simples, ainda faltam pesquisas que comprovem com segurança suas doses ideais e seus reais efeitos no corpo humano.

Leia também: Veja como preparar um jantar rápido e gostoso para uma semana corrida

Qual os benefícios do chá de Moringa?

Entre os benefícios apontados por estudos preliminares, a moringa poderia ajudar no controle da pressão arterial, pois contém flavonoides e polifenóis com ação vasodilatadora, que auxiliam na melhora da circulação sanguínea.

Além disso, por ser uma fonte natural de fibras, seu consumo pode contribuir para a redução da absorção de colesterol no intestino, protegendo o coração e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Outro ponto positivo seria seu efeito antioxidante, os compostos presentes na moringa ajudariam a combater os radicais livres, prevenindo danos celulares e fortalecendo o sistema imunológico.

Leia também: Você sabia que uma simples folha pode acabar com o mau cheiro da geladeira?

Essa ação também poderia estar relacionada à prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e o colorretal, além de auxiliar na proteção da pele e na produção de colágeno.

Planta Moringa
Outro ponto positivo seria seu efeito antioxidante – Fotp: Freepik

As folhas da moringa são especialmente ricas em ferro, o que a torna uma possível aliada no combate à anemia. O consumo dessa planta poderia estimular a produção de glóbulos vermelhos e aumentar os níveis de hemoglobina no sangue.

Já a vitamina C, também presente em grande quantidade, favorece a absorção do ferro e reforça o sistema imunológico.

Leia também: Para que serve o chá de marcela? Veja todos os benefícios dessa planta poderosa

Outro benefício apontado é a melhora do sistema gastrointestinal, as fibras ajudam no funcionamento do intestino e podem prevenir a prisão de ventre. Além disso, há indícios de que a moringa auxilie na cicatrização de úlceras e na circulação sanguínea, o que seria útil em casos de hemorroidas.

Em relação à respiração, alguns estudos sugerem que a planta poderia amenizar sintomas de doenças como a asma, já que seus compostos anti-inflamatórios ajudam a reduzir a inflamação das vias aéreas e a broncoconstrição.

Leia também: Chá verde pode ajudar a emagrecer? Entenda a hora ideal de consumo

Pesquisas também indicam que a moringa pode ter um papel importante no controle da glicemia, ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzindo o estresse oxidativo, fatores que poderiam contribuir na prevenção da diabetes.

Estética e bem-estar

No campo da estética e do bem-estar, acredita-se que a moringa possa favorecer o emagrecimento, já que suas fibras e proteínas aumentariam a sensação de saciedade e diminuiriam a ingestão de alimentos.

Além disso, seus antioxidantes e vitaminas do complexo B, C, E e A ajudariam na hidratação e na regeneração da pele.

Há ainda evidências de que o consumo da planta possa reduzir sintomas da menopausa, equilibrando naturalmente os hormônios e diminuindo o estresse.

Leia também: Chá medicinal: veja os benefícios do uso do boldo no dia a dia

O cálcio presente nas folhas também contribui para manter a saúde dos ossos e dentes, ajudando na prevenção da osteoporose.

Apesar do interesse crescente pela moringa e das inúmeras pesquisas em andamento, seu uso ainda não é considerado seguro para o consumo humano.

Por isso, a recomendação é evitar o uso de cápsulas, chás ou suplementos com o extrato da planta até que novas evidências científicas confirmem sua eficácia e segurança.

Leia também: Suco de uva integral faz bem? Saiba quanto consumir e seus efeitos

Enquanto isso, a melhor forma de garantir os benefícios que a moringa promete continua sendo uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas de qualidade.

Notícias que importam para você

Maior que o Vaticano: conheça o maior prédio do mundo com ruas, hotéis e praia artificial

Com 1,76 milhão de m², o maior prédio do mundo fica em Chengdu, na China, e funciona como uma verdadeira cidade

Capital da Linguiça fica no interior de SP e vem atraindo turistas pela gastronomia; confira

A apenas 87 km de São Paulo, cidade conhecida como Capital da Linguiça garante gastronomia e turismo em torno de sua tradição

O hambúrguer mais caro do mundo tem 148 ingredientes raros; descubra o valor

Cada detalhe do preparo é pensado para atingir os cinco sabores fundamentais como o doce, salgado, amargo, azedo e umami